O presidente e vice-presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla e Cevio Mengarda, respectivamente, cumpriram extensa agenda nesta semana em Curitiba.
Eles participaram de eventos importantes da sede da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, incluindo debates sobre o calendário para a semeadura da soja, a atividade leiteira e a sustentabilidade na produção.
Em relação ao calendário para a semeadura da soja, as lideranças do agro paranaense definiram uma proposta a ser encaminhada ao Ministério da Agricultura e Pecuária.
A solicitação do Paraná propõe que a Região I (que abrange a faixa central e leste do Paraná) comece em 21 de setembro de 2025 e se estenda até 20 de janeiro de 2026.
Para a Região II (que corresponde à faixa que vai do Oeste ao Norte Pioneiro), a janela iria de 1º de setembro a 31 de dezembro.
Já na Região III (que se concentra no Sudoeste), a semeadura poderia ser feita de 11 de setembro a 10 de janeiro.
O vazio sanitário, por sua vez, compreenderá ao período de 90 dias antes da data de início de semeadura de cada região.
Além de discorrer sobre a semeadura da soja, o vice-presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, Cevio Mengarda, revela sua preocupação com as condições climáticas...................áudio...........................
Fonte: Redação Agro Marechal
Foto: Antonio Senkovski/Boletim FAEP
Cevio Mengarda