Presidente da FPA aponta culpados por “caos no campo em Guaira “
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Pedro Lupion, se pronunciou logo após a confirmação da ocorrência de mais um conflito envolvendo agricultores e supostos indígenas em Guaíra.
Segundo o Boletim de ocorrência da Polícia Militar, o agricultor Paulo Vanin foi hostilizado e na sequência brutalmente agredido.
Os produtores estavam prontos para o plantio, quando foram atacados com pedras e garrafas.
Em face a isso, o deputado Lupion questiona sobre o que adianta participar de mesas de negociações com o Supremo Tribunal Federal em Brasília para tentar avanços neste tema?
Para o parlamentar, o caso mostra mais uma vez a incompetência do Governo Federal na gestão dessa questão, a “forçação” de barra da Itaipu para arrancar os produtores de suas terras.
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária menciona que o conflito desta quinta-feira mostra também que a Força Nacional não tem condições de garantir a segurança.
O presidente interino da Federação da Agricultura do Paraná, Ágide Eduardo Meneguette, também se posicionou sobre o episódio.
“Mais uma vez a inércia do Governo traz escalada a violência, disse o dirigente, ao pedir novamente que sejam tomadas medidas urgentes para acabar com o caos em propriedades rurais do Oeste”.
O Estado do Paraná já fez um pedido cautelar ao ministro Gilmar Mendes para que a Polícia Militar possa atuar e garantir a reintegração das áreas que foram expedidas, mas até o momento não houve resposta.