Adapar de Mal. Rondon orienta sobre vacinação contra brucelose
O médico veterinário Loreno Egídio Tafarel, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Escritório de Marechal Cândido Rondon, alerta os produtores sobre a importância de vacinação contra a brucelose bovina.
A brucelose consiste em uma doença infectocontagiosa provocada por bactérias do gênero Brucella que acomete o homem e os animais.
Os bovinos são acometidos pela Brucella abortus, comprometendo especialmente o sistema reprodutivo.
Os sinais clínicos mais comuns da brucelose bovina envolvem: abortos no terço final da gestação; nascimentos de bezerros prematuros e fracos; e orquite nos machos, ou seja, infecção nos testículos.
Apesar da implementação de programas para erradicação da doença, a brucelose apresenta caráter endêmico em diversos países, principalmente naqueles em desenvolvimento.
Os prejuízos para a cadeia leiteira envolvem perdas econômicas significativas relacionadas à redução da eficiência do rebanho devido à queda dos índices produtivos e reprodutivos.
Além disso, a ocorrência de brucelose bovina em uma determinada propriedade ocasiona perda de credibilidade da unidade de produção, principalmente no quesito relacionado a venda de animais.
A principal forma de evitar que a doença atinja o rebanho, segundo o médico veterinário Loreno Egídio Tafarel, do Escritório da Adapar em Marechal Cândido Rondon, é a vacinação...............áudio...............................
Fonte: Redação Agro Marechal
Foto: Reserva News
Egídio Tafarel