“O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná está promovendo, em Marechal Cândido Rondon, o 2º Torneio de Silagem de Milho”.
A silagem está presente em quase todas as propriedades da região Sul do Brasil, porém o alimento apresenta variações na sua composição em função do híbrido de milho cultivado, dos manejos culturais e procedimentos durante o processo de ensilagem.
O conhecimento da composição bromatológica da silagem de milho utilizada na alimentação do rebanho é fundamental para o correto ajuste da dieta no dia a dia, evitando desperdícios na propriedade.
As silagens de milho apresentam variações na sua composição em função do híbrido, manejos culturais e clima, bem como estádio de colheita e demais procedimentos empregados na confecção e conservação, além dos fenômenos bioquímicos e microbiológicos que ocorrem durante o processo.
Portanto, a tecnologia e os procedimentos adotados durante todo o processo podem influenciar severamente o seu valor alimentício.
O conhecimento da composição da silagem de milho utilizada na alimentação do rebanho é fundamental para o correto ajuste da dieta.
Além disso, a composição da silagem pode fornecer informações técnicas importantes ao produtor sobre várias etapas do processo de produção da silagem, como o ponto de colheita adotado, a regulagem do maquinário utilizado na colheita do material, características da fermentação, entre outros.
Todos estes aspectos são observados no 2º Torneio de Silagem de Milho, em Marechal Cândido Rondon, promovido pelo IDR/Paraná, com o apoio do Sindicato Rural Patronal e demais parceiros.
Quem revela detalhes da iniciativa é o zootecnista do IDR rondonense, Murilo Shibata...............................................áudio...................................................
Fonte: Redação Agro Marechal
Foto: Divulgação
Murilo Shibata