“Com a instalação de energia solar, um casal de piscicultores de Marechal Cândido Rondon conseguiu reduzir os custos de produção, aumentar a produção e modernizar a propriedade”.
Depois de trabalhar por quase três décadas em granjas de suínos, o casal Marino e Noemia Finckler comprou uma pequena chácara há cerca de sete anos e decidiu investir na criação de tilápias.
Sem saber muita coisa sobre esta nova atividade, o casal rondonense contou com o apoio de técnicos do IDR-Paraná e de fornecedores.
O Programa Paraná Energia Rural Renovável, o RenovaPR, do Governo do Estado, também teve um papel importante, ajudando o casal a instalar placas solares com juro zero no financiamento, o que possibilitou a automatização e redução de custos na propriedade.
A propriedade de Marino e Noemia possui dois tanques capazes de produzir até 65 mil tilápias.
Antes, o casal gastava cerca de 2 mil reais por mês em energia elétrica, mas com menos peixes.
Se a produção fosse total, a conta chegaria a 7 ou 8 mil reais.
Marino financiou 96 placas solares, com juros zero pelo programa RenovaPR, ao valor de 165 mil reais.
Com isso, a parcela anual do financiamento das placas é de 16 mil e 500 reais, enquanto a conta de luz anual seria de 84 mil reais, uma economia de 80%.
Eles financiaram um gerador de energia e sondas pelo Banco do Agricultor e instalaram aeradores, que aumentam o oxigênio nos tanques.
O casal decidiu investir em mais 48 placas solares, totalizando 144.
O piscicultor Marino Finkcler se diz muito satisfeito com a evolução vivida em sua atividade......................................gravação...............................
Fonte: AEN com Agro Marechal
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Marino Finkcler