Falha no sistema, falta de mão de obra ou lucro acima de tudo? Copel deixa moradores sem energia há mais de 14 horas em Santa Helena
Nos protocolos registrados por um produtor de Sub Sede, distrito de Santa Helena, pode-se observar pelos horários a "via sacra" que se percorre.
Diversas teorias têm passado pela mente dos clientes da Copel nos últimos tempos, devido às constantes quedas no fornecimento de energia. Mas uma coisa é fato, se ventar em Medianeira, falta energia em Santa Helena.Moradores da Linha Guarani, no distrito de Sub-Sede, estão sem energia desde antes das 21 horas de domingo (17). “Mesmo com gerador à diesel na propriedade, não há quem durma com a preocupação de que ele falhe e as aves morram por falta de oxigenação”, relatou um morador ao Correio do Lago.De acordo com o morador, a falta de energia foi registrada no aplicativo logo após a queda, mas o serviço não foi encaminhado para a equipe plantonista: “Não sabemos se o sistema não funciona, se não tem equipe de plantão, mas o fato é que, desde que foi privatizada, a Copel parece estar dando lucro aos acionistas”, opinou o morador.A cada matéria divulgada nas redes sociais, há comentário de moradores de diversas cidades paranaenses comentando que também passam pelo mesmo problema. Fato é que tem ficado cada vez mais difícil produzir alimentos, bens e serviços no interior do estado.
Abaixo podemos observar os horários em que os protocolos eram verificados. Inicia os 8h50min (20h50), depois quase de hora em hora, madrugada a dentro, sendo o último as 11h10, vindo a energia ser reestabelecida as 11h43min desta segunda feira (17), quase 15 horas após a interrupção.
De acordo com o produtor, um funcionário da Copel, provavelmente terceirizado, entrou em contato por telefone e informou que iriam "fechar a chave" e que se nada estivesse rompido, o fornecimento seria reestabelecido.
Fonte: Correio do Lago
Foto: Copilot