De acordo com o Boletim Logístico de Janeiro, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento, a logística de fretes para milho e soja no Paraná apresentou variação de preços praticamente neutra em dezembro de 2025 na comparação com novembro, movimento atribuído ao período de final de ano.
O levantamento aponta que a única exceção foi Campo Mourão, onde houve “variação positiva de 9%” nos fretes.
O boletim informa ainda que “não houve alterações do milho em Toledo e do feijão em Ponta Grossa”, mantendo o cenário de estabilidade observado no mês.
Na mesma perspectiva, dados da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná indicam que a comercialização da safra 2024/25 registra elevados percentuais de negociação no estado.
Segundo o relatório, na primeira safra, “95% do milho, 87,5% da soja e o feijão totalmente vendido” já foram comercializados.
Em relação à segunda safra, o documento aponta que “69,9% do milho” foi negociado, com destaque para Toledo, onde o índice alcança 63,2%, resultando em “95,3% da produção da segunda safra comercializada”.
No comércio exterior, o boletim da Conab destaca que “a participação estadual nas exportações brasileiras de milho, no período em análise, atingiu 11,6%, enquanto a de soja 20%”, reforçando o peso do Paraná no desempenho nacional desses produtos.
Fonte: Assessoria
Foto: Agro Marechal