A Granja de Suínos mantida pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon, conquistou recentemente a certificação de qualidade da Indústria Frimesa.
Isso significa que a estrutura existente da Fazenda Experimental da Unioeste, na região da Linha Guará, atende as normas de biosseguridade, bem-estar-animal, rastreabilidade e sustentabilidade.
É preciso destacar que a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no campus de Marechal Cândido Rondon, possui um Grupo de Estudo e Pesquisa em Suínos, dedicado exclusivamente à suinocultura.
O GEPS está ativo desde 2013, realizando pesquisas e transferência de tecnologia para a área.
A Unioeste, por meio do Grupo de Estudo e Pesquisa, contribui para o desenvolvimento da suinocultura na região, promovendo a transferência de tecnologia e conhecimento para os produtores.
O trabalho do grupo foca em diversas áreas, como manejo, nutrição, reprodução e sanidade dos animais.
Em síntese, a Universidade Estadual desempenha um papel importante na suinocultura de Marechal Cândido Rondon, tanto através do GEPS quanto através da pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.
Além da recente conquista do Certificado do Programa de Suínos da Indústria Frimesa (itens crescimento e terminação), segundo o professor da Unioeste, Paulo Teixeira, outras providencias estão sendo tomadas para viabilizar ainda mais a estruturo suinícola da instituição.........áudio................
Fonte: Redação Agro Marechal
Foto: Pixabay/Ilustrativa
Paulo Teixeira