Uma normativa aprovada nesta quarta-feira, dia 11, pelo Conselho Nacional de Trânsito definiu critérios para o registro e circulação de tratores e equipamentos agrícolas em vias públicas.
A resolução é fruto de uma parceria entre os Ministérios dos Transportes e Agricultura e Pecuária, que propuseram a regulamentação do Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas.
A proposta foi submetida a uma consulta pública, recebendo 280 contribuições, incluindo manifestações da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Federações e Sindicatos Rurais.
No primeiro semestre do ano passado, o Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon iniciou um trabalho de mobilização de autoridades visando
disciplinar o trânsito de máquinas agrícolas nas rodovias.
Além de encaminhar expediente aos políticos, incluindo o deputado federal Sérgio Souza, a entidade promoveu reuniões entre produtores rurais e agentes da Polícia Rodoviária Federal.
Os representantes da PRF disseram que desde outubro de 2022 o registro de máquinas agrícolas ou tratores fabricados a partir de 2016 é obrigatório para aqueles que transitarem em vias públicas.
Além disso, o condutor deve portar o documento do trator ou da máquina agrícola e ser habilitado na categoria B.
Os federais destacaram ainda que o Conselho Nacional do Trânsito incluiu alguns itens obrigatórios no caso de circulação em vias públicas e, o não cumprimento das exigências, acarretariam em penalidades e multas.
Essas normas motivaram muitas reclamações das entidades e produtores do agro brasileiro, haja vista que nem todos têm condições para bancar o transporte do maquinário pesado em caminhões planchas.
A mobilização por mudanças na legislação envolveu, além dos Sindicatos Rurais, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, entre outras entidades.
Nesta quarta-feira, dia 11, o Conselho Nacional de Trânsito aprovou normatiza definindo novos critérios para o tráfego de máquinas agrícolas, conforme destaca o deputado federal Sérgio Souza.............áudio....................
Fonte: Redação Agro Marechal
Foto: Arquivo Rádio Uirapuru/ Reprodução
Sergio Souza